Atletas

Que atleta você é?
 

 

Atletas - Praticante Esportivo

Você freqüenta academia, participa de corridas de rua ou vive no universo do Esporte, apesar de não ser filiado a nenhuma entidade esportiva? Para você o Esporte é uma atividade física, uma diversão ou uma forma de estar junto de amigos e familiares? Se sua resposta foi SIM para uma ou mais dessas questões, você precisa saber o que é a Dopagem e como ela afeta nosso corpo e nossa saúde.

Tem muita gente por aí querendo modelar o corpo sem gastar muito tempo com exercícios físicos ou praticando um Esporte. O resultado rápido vem sempre associado a propagandas enganosas e fórmulas mágicas. O uso de medicamentos sem orientação médica, a aplicação de injeções por pessoas não autorizadas e a adoção de dietas à base de suplementos alimentares desprovidas de acompanhamento profissional, não raro, provocam efeitos colaterais e sérios prejuízos para a saúde daqueles que optam por esse caminho. A Dopagem apresenta riscos reais e pode, até mesmo, causar a morte prematura de  adolescentes e jovens adultos.

Acesse nosso Perguntas e Respostas e saiba mais sobre os Prejuízos para a Saúde do Atleta.

VOCE SABIA que ao se filiar a uma entidade esportiva está sujeito às regras do Controle de Dopagem? Fique atento, pois você pode ser testado tanto em um evento esportivo quanto fora dele. São os chamados controles Em-Competição e Fora-de-Competição.

Atletas - Internacional

Correr, nadar, lutar, jogar para ganhar! A beleza do Esporte está na constante superação dos recordes, na evolução do homem que impõe novos limites a cada momento. Atletas dedicam seu tempo, seus dias, sua vida a treinamentos intensivos. Anos e anos de esforço, dedicação, suor, dor, lágrimas e muita disciplina para seguir um caminho em busca da vitória, da emoção única de estar entre os melhores, de subir ao pódio e ver hasteada a bandeira do seu clube, do seu Estado, do seu país, a sua bandeira.

O Esporte oferece muitas recompensas, mas exige grandes sacrifícios. Houve tempos que o atleta achava que só chegaria ao topo quando se unisse à turma da Dopagem. Isso mudou. Tudo é uma questão de escolha. Não há mais espaço para a visão distorcida de que o atleta vitorioso é o atleta que se dopa.

A ABCD está do seu lado, informando, apoiando, combatendo a fraude esportiva e lutando pela justiça e pela ética no Esporte. A vitória só é justa quando verdadeira. Defenda-se, defenda seus colegas, defenda o Esporte Limpo.

Atletas - Nacional

Você trabalhou duro para representar o seu Esporte. Adaptou sua vida para chegar às competições de destaque, conheceu novos atletas e se desempenhou melhor a cada dia.

Novas estratégias irão surgir. Treinamentos mais sofisticados podem fazer você crescer, brilhar. Todo atleta compete na esperança de vencer.

Por isso é importante que você saiba que as escolhas feitas para conquistar a vitória afetam diretamente a sua carreira. Você é “o único responsável por toda e qualquer substância que entra em seu corpo, independente de culpa, negligência ou ignorância”. É o que diz o Código Mundial Antidopagem.

A ABCD existe para ajuda-lo a fazer as escolhas certas. É fundamental que você conheça quais são as substâncias e métodos proibidos no Esporte. Dopagem é fraude e contraria o sentido de justiça e ética do Esporte.

Viva a emoção do Esporte, sinta a torcida vibrar por você. Curta o seu momento. Mas sem esquecer que os seus passos e suas escolhas vão definir que atleta você será no futuro.

Atletas - Família do Atleta

O caminho do Esporte não é fácil de ser percorrido. Existem barreiras, medos, desafios, incertezas. E é aí que a família do atleta entra em cena. Família é apoio, suporte, segurança. Você tem de estar ao lado do seu atleta não só para incentivá-lo e acolhê-lo, como também para orientá-lo a fazer as escolhas certas.

Como parte da família, você tem que saber o que é a antidopagem para conversar com seu atleta. Você precisa entender que o Controle de Dopagem é feito para defender o Esporte. Dopagem é fraude. E, por isso, não podemos deixar que alguém que não merece vencer passe à frente do atleta que trabalhou duro, treinou e teve um desempenho esportivo sem fazer uso de substâncias ou métodos proibidos, sem pegar nenhum atalho para o pódio.

 

O que a família pode fazer?

O atleta tem seus momentos de fragilidade e é nessas horas que ele precisa confiar em alguém, precisa do seu apoio.

Preste atenção no seu atleta. Ele pode se sentir pressionado de todos os lados: treinador, patrocinador, torcida. É nesse momento que você pode ser o ombro amigo para erguê-lo e não deixar que ele escolha o caminho errado, sem volta.

O atleta pode ser seduzido ou, até mesmo, ser movido pela fama ou pelo dinheiro fácil. Assim, pode ficar propenso a aceitar a Dopagem por imaginar que vai conseguir o que quer com mais facilidade. Fique atento a isso também, para aconselhá-lo.

Conheça a equipe técnica do seu atleta. Trabalhe junto com ela. Muitos atletas depositam em seus treinadores o sucesso da carreira. Com toda essa influência, é bom que você conheça como ele está sendo orientado e como o treinador acha que você pode ajudar.

Não existe uma fórmula que vá fazer o atleta aceitar ou não a dopagem. Existe um trabalho contínuo de fazê-lo entender que o Esporte exige trabalho duro, determinação, compromisso ético. É o nome dele que está em jogo. É sua reputação e credibilidade. É o sonho, a carreira, a vida de sacrifícios em prol do Esporte. Como família, você pode ensinar valores, ajudar a lidar com situações difíceis e, principalmente, motivar o seu atleta a competir livre dos perigos da Dopagem.

 

 

 

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6900
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2019 ABCD. Todos os direitos reservados.