ABCD - Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem DCO
 
Agentes de Controle
Você está na Área dos Agentes de Controle de Dopagem. Reunimos, aqui, as informações para você mergulhar no mundo antidopagem. Aqui você vai ter acesso a vídeos, materiais educativos, notícias, tudo selecionado especialmente para você. Esperamos que no final de sua busca você entenda que antidopagem vai muito além de uma ação contra as drogas. É uma batalha constante a favor da ética esportiva. Somos contra comprar resultados, fraudar, destruir sonhos. O nosso dever é proteger o atleta que compete com justiça. Dê um passo à frente: junte-se a nós na Luta Contra a Dopagem no Esporte.

DCO

O Oficial de Controle de Dopagem é também conhecido pela sigla em inglês DCO. Vem de Doping Control Officer. É ele que coordena e faz a coleta de amostras do atleta. A ABCD adotou que seus DCOs são profissionais da área de saúde. Mas só isso não basta. Ele precisa ter recebido treinamento adequado e certificação para exercer sua função.

E depois de treinado, ele pode testar o atleta, quando quiser? Claro que não! O DCO só pode fazer uma coleta de amostras quando autorizado por uma Autoridade de Teste. Essa autoridade delega, portanto, a responsabilidade ao DCO, para que ele possa coordenar e executar a coleta de amostras do atleta. Tudo isso, de acordo com o que está no Código Mundial Antidopagem.

Agora sim o DCO pode cumprir com seu papel.


Autoridade de Teste é um Signatário do Código Mundial Antidopagem, como o Comitê Olímpico Internacional, Comitê Paralímpico Internacional, outras Organizações de Grandes Eventos que realizam testes em seus eventos, Agência Mundial Antidopagem – WADA-AMA, Federações Internacionais e Organizações Nacionais Antidopagem

Voltar

 

 

Notícias
Vídeos


 
 
 
 
 
 

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6900
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.