Agentes de Controle
Você está na Área dos Agentes de Controle de Dopagem. Reunimos, aqui, as informações para você mergulhar no mundo antidopagem. Aqui você vai ter acesso a vídeos, materiais educativos, notícias, tudo selecionado especialmente para você. Esperamos que no final de sua busca você entenda que antidopagem vai muito além de uma ação contra as drogas. É uma batalha constante a favor da ética esportiva. Somos contra comprar resultados, fraudar, destruir sonhos. O nosso dever é proteger o atleta que compete com justiça. Dê um passo à frente: junte-se a nós na Luta Contra a Dopagem no Esporte.

Jornadas ABCD

 

 

As Jornadas ABCD de Formação para a Luta Contra a Dopagem no Esporte foram criadas para formar e atualizar Agentes de Controle de Dopagem.

Os cursos são voltados para Oficiais de Controle de Dopagem – DCO, Escoltas e Oficiais de Coleta de Sangue. Além disso, as Jornadas ABCD vão realizar simpósios, congressos, seminários, encontros, palestras e fazer cartilhas e manuais.

 

RELAÇÃO DOS APROVADOS NAS JORNADAS - 1º.2017 (Atualizado agosto 2017)
DOU - Portaia 243_03 de agosto de 2017 Nomeação DCOs e BCOs - (Atualizado agosto 2017)
Saiba quem são os DCOs com Certificação ABCD - (Atualizado maio 2016)
Saiba quem são os BCOs com Certificação ABCD - (Atualizado maio 2016)

 

20ª JORNADA ABCD DE ATUALIZAÇÃO DE AGENTES DE CONTROLE DE DOPAGEM E FORMAÇÃO DE OFICIAIS DE COLETA DE SANGUE (DCO e BCO) E ESCOLTAS

DATA: 01 e 02 de julho de 2017

CIDADE: Rio de Janeiro - RJ

Nº DE PARTICIPANTES: 36 DCO’s, e 11 BCO’s, 38 Escoltas

Em Competição

 

A 20ª Jornada de Atualização de Agentes de Controle de Dopagem e Formação de Oficiais de Coleta de Sangue e Escoltas foi realizada nos dias 01 e 02 de julho de 2017, no Forte da Urca localizado a Av. João Luiz Alves - Urca, Rio de Janeiro, contando com a presença de 85 participantes entre Escoltas, DCO’s e BCO’s. Na ocasião, inicialmente, foram expostos os itens da nova Resolução nº 54, que determina os procedimentos para a certificação, credenciamento e pagamento dos oficiais de controle de dopagem e oficiais de coleta de sangue. Em sequência realizou-se o treinamento de atualização dos DCO’s sobre os procedimentos técnicos de coleta das amostras e o preenchimento dos Formulários de Controle de Dopagem, de Cadeia de Custódia, o Relatório Suplementar, além disso houve a formação de novos Oficiais de Coleta de Sangue (BCO’s) com treinamento prático e teórico abrangendo os procedimentos de coleta de ABP, ESAS’s GH e a formação de novos Escoltas que fazem parte do Projeto de Formação de Escoltas Militares que tem como objetivo a formação de sargentos do Exército, que estão participando do Curso de Instrutores da Escola de Educação Física do Exército,  para atuarem como escoltas em todo o Brasil. 

 

19ª JORNADA ABCD DE ATUALIZAÇÃO DE AGENTES DE CONTROLE DE DOPAGEM E FORMAÇÃO OFICIAIS DE COLETA DE SANGUE (DCO e BCO)

DATA: 03 e 04 de junho de 2017

CIDADE: Manaus - AM

Nº DE PARTICIPANTES: 4 DCO’s e 3 BCO’s

Fora de Competição

 

A 19ª Jornada de Atualização de Agentes de Controle de Dopagem e Formação de Oficiais de Coleta de Sangue foi realizada no dia 03 e 04 de JUNHO de 2017, no 1º Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel (1º BIS) localizado na Av. São Jorge, 650 - São Jorge, Manaus - AM, contando com a presença de sete participantes, sendo 4 DCO’s e 3 BCO’s. Na ocasião foi realizado o treinamento de atualização dos DCO’s sobre os procedimentos técnicos de coleta das amostras e o preenchimento dos Formulários de Controle de Dopagem, de Cadeia de Custódia, o Relatório Suplementar, além disso houve a formação de novos Oficiais de Coleta de Sangue (BCO’s) com treinamento prático e teórico abrangendo os procedimentos de coleta de ABP, ESAS’s GH. Em sequência, foram expostos os itens da  Resolução nº 48, que determina os procedimentos para a certificação, credenciamento e contratação de Oficiais de Controle de Dopagem e Oficiais de Coleta de Sangue. Registra-se também que na 19ª jornada o consultor da ABCD, o Dr. José Veloso Fernandez, palestrou sobre a importância do passaporte biológico e os procedimentos para a coleta de sangue.

18ª JORNADA ABCD DE ATUALIZAÇÃO DE AGENTES DE CONTROLE DE DOPAGEM E FORMAÇÃO OFICIAIS DE COLETA DE SANGUE (DCO e BCO)

DATA: 19 e 20 de maio de 2017

CIDADE: Porto Alegre - RS

Nº DE PARTICIPANTES: 5 DCO’s e 2 BCO’s

Fora de Competição

 

A 18ª Jornada de Atualização de Agentes de Controle de Dopagem e Formação de Oficiais de Coleta de Sangue foi realizada nos dias 19 e 20 de maio de 2017, no Grêmio Náutico União, localizado na rua Quintino Bocaiúva, 500 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, contando com a presença de sete participantes, sendo 5 DCO’s e 2 BCO’s. Na ocasião foi realizado o treinamento de atualização dos DCO’s sobre os procedimentos técnicos de coleta das amostras e o preenchimento dos Formulários de Controle de Dopagem, de Cadeia de Custódia, o Relatório Suplementar, além disso houve a formação de novos Oficiais de Coleta de Sangue (BCO’s) com treinamento prático e teórico abrangendo os procedimentos de coleta de ABP, ESAS’s GH. Em sequência, foram expostos os itens da  Resolução nº 48, que determina os procedimentos para a certificação, credenciamento e contratação de Oficiais de Controle de Dopagem e Oficiais de Coleta de Sangue. Registra-se também que na 18ª jornada o consultor da ABCD, o Dr. José Veloso Fernandez, palestrou sobre a importância do passaporte biológico e os procedimentos para a coleta de sangue.

 

17 ª Jornada ABCD de atualização de agentes de controle de dopagem (DCO)

DATA: 05 a 07 de maio de 2017

CIDADE: Lauro de Freitas - BA

Nº DE PARTICIPANTES: 05 DCO’s

Em Competição

                A 17ª Jornada de Atualização de Agentes de Controle de Dopagem (DCO) foi realizada nos dias 05 e 07 de maio de 2017, no Centro de Treinamento Panamericano de Judô, localizado na Av. Praia de Copacabana, 1764 - Ipitanga, Lauro de Freitas – BA e contou com a presença de cinco DCO’s. Na ocasião foi apresentada aos participantes a Resolução nº 48, que determina os procedimentos para a certificação, credenciamento e contratação de Oficiais de Controle de Dopagem e Oficiais de Coleta de Sangue, e foram atualizados sobre os procedimentos técnicos de coleta das amostras e o preenchimento dos Formulários de Controle de Dopagem, de Cadeia de Custódia e o Relatório Suplementar. 

 
 
 

16 ª Jornada ABCD de atualização de agentes de controle de dopagem (DCO)

DATA: 31 de março de 2017

CIDADE: São Paulo - SP

Nº DE PARTICIPANTES: 30 DCO’s

Fora de Competição

16ª Jornada de Atualização de Agentes de Controle de Dopagem (DCO) foi realizada no dia 31 de março de 2017, no Centro Paraolímpico Brasileiro Rodovia dos Imigrantes KM 11,5, s/n - Vila Guarani, São Paulo – SP, e contou com a presença de 30 DCO’s. Na ocasião foi apresentada aos participantes a Resolução nº 48, que determina os procedimentos para a certificação, credenciamento e contratação de Oficiais de Controle de Dopagem e Oficiais de Coleta de Sangue, e foram atualizados sobre os procedimentos técnicos de coleta das amostras e o preenchimento dos Formulários de Controle de Dopagem, de Cadeia de Custódia e o Relatório Suplementar.

 
 
 
15ª Jornada ABCD de Formação para a Luta Contra a Dopagem no Esporte Encerrada 
 
Voltada para a formação de novos Oficiais de Controle de Dopagem (DCOs, na sigla em inglês)
09 e 10 de abril de 2016
Brasília - DF
 
 
14ª Jornada ABCD de Formação para a Luta Contra a Dopagem no Esporte Adiada 
 
Voltada para a formação de novos Oficiais de Controle de Dopagem (DCOs, na sigla em inglês)
02 e 03 de abril de 2016
Porto Alegre - RS
 
Convite     Formulário de Inscrição
 
 
13ª Jornada ABCD de Formação para a Luta Contra a Dopagem no Esporte Adiada 
 
Voltada para a formação de novos Oficiais de Controle de Dopagem (DCOs, na sigla em inglês)
05 e 06 de março de 2016
Recife - PE
 
Convite     Formulário de Inscrição
 
12ª Jornada ABCD de Formação para a Luta Contra a Dopagem no Esporte Adiada 
 
Voltada para a formação de novos Oficiais de Controle de Dopagem (DCOs, na sigla em inglês)
27 e 28 de fevereiro de 2016
Belo Horizonte - MG 
 
Convite     Formulário de Inscrição
 
11ª Jornada ABCD de Formação para a Luta Contra a Dopagem no Esporte Encerrada 
 
Voltada para a formação de novos Oficiais de Controle de Dopagem (DCOs, na sigla em inglês)
20 e 21 de fevereiro de 2016
Rio de Janeiro - RJ

10ª Jornada ABCD de Formação para a Luta Contra a Dopagem no Esporte Encerrada 

Voltada para Oficiais de Coleta de Sangue (BCO na sigla em inglês)
30 de janeiro de 2016
Rio de Janeiro - RJ

9ª Jornada ABCD de Formação para a Luta Contra a Dopagem no Esporte Adiada 

Voltada para Oficiais de Coleta de Sangue (BCO na sigla em inglês)
23 de janeiro de 2016
Recife-PE

Convite     Formulário de Inscrição

8ª Jornada ABCD de Formação para a Luta Contra a Dopagem no Esporte Encerrada 

Voltada para especialização de Oficial de Controle de Dopagem (DCO, na sigla em inglês) e Oficial de Coleta de Sangue (BCO na sigla em inglês) com Certificação ABCD, para Controle de Dopagem em Atletas com Deficiência, a 8ª Jornada ABCD foi realizada no Rio de Janeiro, no dia 20 de janeiro de 2016. A representante do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), Vanessa Webb, veio especialmente para dar o curso, onde foram especializados 21 Agentes de Controle de Dopagem.

7ª Jornada ABCD de Formação para a Luta Contra a Dopagem no Esporte Encerrada 

Voltada para atualização de Oficial de Controle de Dopagem (DCO, na sigla em inglês) e Oficial de Coleta de Sangue (BCO na sigla em inglês) com Certificação ABCD, a 7ª Jornada ABCD foi realizada no Rio de Janeiro, no dia 19 de janeiro de 2016. A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD atualizou 29 profissionais, sendo 20 DCOs, 7 BCOs e 2 com dupla Certificação.

6ª Jornada ABCD de Formação para a Luta Contra a Dopagem no Esporte Encerrada 

Voltada para atualização de Oficiais de Controle de Dopagem – DCOs , a 6ª Jornada ABCD foi realizada em São Paulo, no dia 27 de junho de 2015. A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD atualizou 32 profissionais que já possuíam ampla experiência na coleta de amostras.

5ª Jornada ABCD de Formação para a Luta Contra a Dopagem no Esporte  Encerrada

Voltada Oficiais de Coleta de Sangue (BCO na sigla em inglês), a 5ª Jornada ABCD foi dividida em duas turmas: uma realizada na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro – FERJ no dia 3 de dezembro de 2014 e a outra, na Federação Paulista de Futebol - FPF. A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD formou 27 BCOs. O curso teórico e prático foi dado pela ABCD, de acordo com as normas estabelecidas pelo Padrão Internacional para Testes e Investigações.

4ª Jornada ABCD de Formação para a Luta Contra a Dopagem no Esporte  Encerrada

Voltada para realização do treinamento no Sistema ADAMS – Anti-Doping Administration and Management System,a 4ª Jornada ABCD foi realizada em Brasília no período de 3 a 8 de novembro de 2014. A ABCD, em parceria com a Agência Mundial Antidopagem (AMA) contou com a presença de 43 participantes nas duas primeiras turmas: a equipe ABCD acompanhada de 21 diferentes Confederações Brasileiras, COB – Comitê Olímpico do Brasil, CPB – Comitê Paralímpico Brasileiro e Rio2016. Na terceira turma, o treinamento foi específico para laboratório e contou com a presença da equipe ABCD mais cinco representantes do LBCD – Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem. A Gerente do ADAMS da WADA - Agência Mundial Antidopagem, Chaya Ndiaye, veio ao Brasil especialmente para comandar o treinamento.

3ª Jornada ABCD de Formação para a Luta Contra a Dopagem no Esporte  Encerrada

Voltada para atualização de Oficiais de Controle de Dopagem – DCOs , a 3ª Jornada ABCD foi realizada em Brasília no dia 9 de outubro de 2014. A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD atualizou 29 profissionais da área de saúde, como médicos e educadores físicos, que já possuíam ampla experiência na coleta de amostras.

 

2ª Jornada ABCD de Formação para a Luta Contra a Dopagem no Esporte  Encerrada

Voltada para Líderes de Escolta, a 2ª Jornada ABCD foi realizada na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro – FERJ entre os dias 4 e 9 de agosto de 2014. A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD formou 73 Líderes de Escolta.

 

1ª Jornada ABCD de Formação para a Luta Contra a Dopagem no Esporte  Encerrada
 
Voltada para DCOs, a 1ª Jornada ABCD foi realizada na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro – FERJ entre os dias 4 e 9 de agosto de 2014. A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD, em parceria com a Agência Antidopagem dos Estados Unidos – USADA, formou 58 DCOs.

 

 

 

 

 

 

 

14ª Jornada ABCD de Formação para a Luta Contra a Dopagem no Esporte Adiada 
 
Voltada para a formação de novos Oficiais de Controle de Dopagem (DCOs, na sigla em inglês)
02 e 03 de abril de 2016
Porto Alegre - RS
 
Convite     Formulário de Inscrição

 

 
Notícias
Vídeos
 
 

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.