Família do Atleta
Entre, navegue, pesquise, pergunte. Este é o seu espaço! A ABCD está do seu lado para te ajudar a entender a importância do Esporte justo, ético. Faça parte da Luta Contra a Dopagem no Esporte: faça a sua parte!
 

Atletas - Família do Atleta

O caminho do Esporte não é fácil de ser percorrido. Existem barreiras, medos, desafios, incertezas. E é aí que a família do atleta entra em cena. Família é apoio, suporte, segurança. Você tem de estar ao lado do seu atleta não só para incentivá-lo e acolhê-lo, como também para orientá-lo a fazer as escolhas certas.

Como parte da família, você tem que saber o que é a antidopagem para conversar com seu atleta. Você precisa entender que o Controle de Dopagem é feito para defender o Esporte. Dopagem é fraude. E, por isso, não podemos deixar que alguém que não merece vencer passe à frente do atleta que trabalhou duro, treinou e teve um desempenho esportivo sem fazer uso de substâncias ou métodos proibidos, sem pegar nenhum atalho para o pódio.

 

O que a família pode fazer?

O atleta tem seus momentos de fragilidade e é nessas horas que ele precisa confiar em alguém, precisa do seu apoio.

Preste atenção no seu atleta. Ele pode se sentir pressionado de todos os lados: treinador, patrocinador, torcida. É nesse momento que você pode ser o ombro amigo para erguê-lo e não deixar que ele escolha o caminho errado, sem volta.

O atleta pode ser seduzido ou, até mesmo, ser movido pela fama ou pelo dinheiro fácil. Assim, pode ficar propenso a aceitar a Dopagem por imaginar que vai conseguir o que quer com mais facilidade. Fique atento a isso também, para aconselhá-lo.

Conheça a equipe técnica do seu atleta. Trabalhe junto com ela. Muitos atletas depositam em seus treinadores o sucesso da carreira. Com toda essa influência, é bom que você conheça como ele está sendo orientado e como o treinador acha que você pode ajudar.

Não existe uma fórmula que vá fazer o atleta aceitar ou não a dopagem. Existe um trabalho contínuo de fazê-lo entender que o Esporte exige trabalho duro, determinação, compromisso ético. É o nome dele que está em jogo. É sua reputação e credibilidade. É o sonho, a carreira, a vida de sacrifícios em prol do Esporte. Como família, você pode ensinar valores, ajudar a lidar com situações difíceis e, principalmente, motivar o seu atleta a competir livre dos perigos da Dopagem.

 

 

 

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.