Praticante Esportivo
Entre, navegue, pesquise, pergunte. Este é o seu espaço. Junte-se a nós na Luta Contra a Dopagem no Esporte!

Como é feito o Controle de Dopagem?

O Controle de Dopagem é parte essencial do programa de antidopagem, para promover e proteger a integridade do Esporte. Não se esqueça: quando você participa de competições, você está sujeito ao Controle de Dopagem

Os Controles podem acontecer Em-Competição ou Fora-de-Competição.

Para os Controles Em-Competição, o atleta pode ser selecionado por sorteio, com base na classificação obtida ou outro critério específico.

Para os Controles Fora-de-Competição, o atleta pode ser selecionado por sorteio ou por uma forma dirigida. Podem ser realizados a todo o momento, em qualquer lugar e sem aviso prévio. Os atletas são encontrados pelo ADAMS, que é um Sistema de Localização.

O atleta selecionado para o Controle de Dopagem é notificado por um Agente de Controle de Dopagem para fazer o teste. O atleta assina a notificação e é acompanhado pelo  Oficial de Controle de Dopagem ou pelo Escolta até a Estação de Controle de Dopagem, o local em que as amostras são coletadas.

O DCO pode pedir ao atleta amostras de urina, sangue ou as duas. O Agente de Controle de Dopagem acompanha o atleta para fazer a observação da coleta de amostras. Ele permanece o tempo todo com o atleta até que o processo de coleta termine.

 

As amostras vão para um laboratório acreditado pela Agência Mundial Antidopagem – WADA-AMA, para análise dos resultados. Um laboratório acreditado é um laboratório autorizado pela AMA a analisar as amostras dos atletas.

Quando a análise estiver pronta, o laboratório informa o resultado à Organização Antidopagem responsável.

Se você vai competir ou se você quer saber os detalhes de como funciona todo o processo de Controle de Dopagem,
clique aqui.

 
Notícias
Vídeos
 

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.