Entidade Esportiva
Você está na Área das Entidades Esportivas. Aqui os Comitês, Confederações, Associações, Federações e Clubes encontram o material necessário para tirar dúvidas e montar a própria estratégia no Combate à Dopagem no Esporte. A Entidade Esportiva é fundamental no processo de educação do atleta e na disseminação da ética esportiva. Escreva sua história: junte-se a nós na Luta Contra a Dopagem no Esporte.

 

 
 

 

O que é uma AUT (TUE na sigla em inglês)?

AUT é a Autorização de Uso Terapêutico que permite o atleta utilizar algumas das Substâncias ou Métodos Proibidos em caso de problemas de saúde, desde que não exista uma opção de tratamento alternativo ou desde que obedeça a todos os critérios que estão presentes no Padrão Internacional para Autorização de Uso Terapêutico da Agência Mundial Antidopagem – WADA-AMA.

O atleta que só participa de Competições Nacionais, bem como o atleta que participa de Competições Internacionais e está no Grupo Alvo de Testes da ABCD, deve solicitar a AUT para a ABCD. O pedido é analisado por uma comissão de médicos, a Comissão de AUT da ABCD. Caso a Comissão julgue que o uso da substância ou do método proibido atende aos critérios definidos pelo Padrão Internacional para Autorização de Uso Terapêutico, a AUT é concedida.

O formulário, a documentação e os procedimentos necessários para obtenção da AUT por atletas que competem nacionalmente e/ou que estão no Grupo de Alvo de Testes da ABCD, estão disponíveis aqui.

As regras mudam quando o atleta participa de uma Competição Internacional e está no Grupo Alvo de Testes de sua Federação Internacional. A AUT passa a ser solicitada para a Federação Internacional a qual ele está vinculado.

Atenção!

  • Se o atleta compete nacionalmente e resolve participar de uma Competição Internacional, ele deve ter cuidado! Caso ele já tenha uma autorização que foi solicitada para a ABCD e aprovada, ela somente será válida para Competição Internacional se for reconhecida pela Federação Internacional do atleta ou pela Organização de Grandes Eventos (Comitê Olímpico Internacional – COI, Organização Desportiva Pan-Americana – ODEPA e outros). Agora, se o atleta compete nacionalmente, mas resolve participar de uma Competição Internacional e não tem AUT, ele deve fazer a solicitação para a Federação Internacional dele, caso necessite.
  • Se o atleta tem uma AUT concedida pela ABCD e foi chamado para compor o Grupo Alvo de Testes de sua Federação Internacional, ele precisa validar sua AUT junto à Federação Internacional que ele é vinculado.

O atleta deve fazer a solicitação de AUT para sua Federação Internacional pelo ADAMS - Anti-Doping Administration and Management System. O termo inglês para AUT é TUE - Therapeutic Use Exemption.

O pedido, tanto para atletas que participam de Competições Nacionais, quanto Internacionais, deve ser feito com antecedência, em um prazo nunca inferior a 30 dias da competição.  A AUT é concedida se:

  • o atleta tiver problemas de saúde significativos caso não utilize o método ou a substância;
  • o uso terapêutico não produzir intensificação significativa no desempenho do atleta;
  • não existir alternativa terapêutica razoável para o uso do método ou substância;
  • a necessidade de utilizar a substância ou método proibido não vier de uma utilização anterior, não terapêutica, de qualquer substância ou método proibido.

 

 

 
Notícias
Vídeos
 
 

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.