ABCD - Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem ABCD conta com endereço eletrônico exclusivo para denúncias sobre dopagem
 
Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

ABCD conta com endereço eletrônico exclusivo para denúncias sobre dopagem

Para dar continuidade as suas ações de inteligência e reforçar o combate à dopagem no esporte, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) disponibiliza um canal exclusivo para receber denúncias.  O endereço eletrônico receberá informações de forma sigilosa que apontem possíveis irregularidades com o uso substâncias e métodos proibidos pelo Código Mundial Antidopagem que envolvam atletas, técnicos e equipes multidisciplinares que trabalham para garantir o desempenho dos esportistas.

O e-mail é sigiloso e seguro. A denúncia pode ser anônima. As informações serão analisadas pela Comissão de Serviço de Inteligência da entidade, que também passa a funcionar a partir de agora.

Para o secretário Nacional da ABCD, Rogério Sampaio, a ferramenta traz novas fontes de informações para combater à dopagem no país. “As denúncias nos ajudam a chegar mais rápido e de forma mais precisa naquelas pessoas que estão se valendo de métodos e substâncias irregulares para melhorar seu desempenho”, avalia Sampaio.

Caberá a Comissão de Serviço de Inteligência receber e avaliar as denúncias, buscar informações sobre a modalidade indicada, verificar se o denunciado se encontra no Grupo Alvo de Testes (GAT) da instituição e se seus dados já se encontram no sistema de localização da ABCD.

Outros dados como o tipo de competição que o denunciado está participando, se é atleta filiado a federações e outras entidades esportivas e ainda o meio onde está envolvido como técnico, equipe, profissionais multidisciplinares, também serão apurados. A troca de informações entre as Organizações Nacionais Antidopagem (Nados) de outros países também tem ajudado o Brasil no trabalho.

De posse dos dados, a comissão abrirá em até três dias um processo de investigação e iniciará o trabalho de campo. Comprovada a denúncia e o descumprimento das regras estabelecidas pela Agência Mundial Antidopagem (WADA-AMA), o envolvido e os demais responsáveis pela dopagem estarão sujeitos às sanções previstas no Código Mundial Antidopagem.

Canal de denúncias: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

Ascom – Ministério do Esporte

 
 
 

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6900
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.