Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

Publicada a lista de projetos aprovados no Prêmio de Pesquisa e Prêmio de Extensão promovidos pela ABCD

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28.12) o resultado final do Edital nº 01 de 2017 de Pesquisa em Esporte, Educação e Dopagem, promovido pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

Os editais para o Prêmio de Pesquisa e o Prêmio de Extensão promovidos pela ABCD foram lançados no final de junho deste ano e a iniciativa tinha como objetivo ampliar o engajamento de estudantes e pesquisadores, principalmente dos cursos de educação física, em relação ao tema dopagem no esporte e os perigos que essa prática traz para a saúde.

Foto: Francisco Medeiros/ME

Ao todo, a ABCD recebeu 12 projetos, e, ao final das análises, os dois primeiros de cada área serão encaminhados para o edital da Unesco e concorrerão, em fevereiro, a um prêmio de 20 mil dólares.

Para o secretário da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, o professor Luiz Celso Giacomini, o resultado foi satisfatório, haja visto que o tema ainda é pouco difundido na comunidade acadêmica.

“Considerando que a área dopagem ainda é árida sob o ponto de visto do conhecimento do senso comum, nós consideramos razoável a participação das faculdades nos prêmios promovidos pela ABCD em 2017”, declarou o secretário.

Segundo ele, a expectativa da ABCD é de que, para as próximas edições dos prêmios a participação das faculdades seja maior, pois no ano que vem haverá uma grande ação junto às faculdades de educação física.

“A gente considera que com a sequência do trabalho da ABCD em 2018 e com o Primeiro Fórum Internacional de Educação Antidopagem, que será realizado nos dias 3 e 4 de outubro, na Universidade Federal de Minas Gerais, o interesse das faculdades de educação física e de saúde ao tema antidopagem seja ampliado”, explica Luiz Celso Giacomini.

O Primeiro Fórum Internacional de Educação Antidopagem reforçará as ações que a ABCD já promove junto à comunidade acadêmica. E um exemplo foi o 1º Encontro de Faculdades de Educação Física do Brasil.

Realizado no dia 28 de junho de 2017, no auditório do Ministério do Esporte, em Brasília, o evento reuniu cerca de 200 pessoas, entre atletas, representantes de faculdades, confederações e Conselhos Regionais de Educação Física (CREF), e, na ocasião, discutiu-se, entre outros temas, os valores éticos do esporte e o trabalho desenvolvido pelo Brasil na luta contra a dopagem, sobretudo a partir da realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

O principal objetivo da ABCD é que o tema dopagem seja incluído na grade curricular dos cursos de educação física no país, de modo que os profissionais que atuarão junto aos praticantes de esporte no Brasil estejam preparados para lidar com o assunto e possam, assim, ampliar o combate ao uso de substâncias ou métodos proibidos pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês).

» PORTARIA Nº 31, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2017
» PORTARIA Nº 32, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2017

Luiz Roberto Magalhães - Ministério do Esporte
 

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6900
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.