ABCD - Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem Seminário da WADA no Rio de Janeiro termina com debate pela padronização da gestão de resultados
 
Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

Seminário da WADA no Rio de Janeiro termina com debate pela padronização da gestão de resultados

O VII Seminário Sul-Americano Legal Antidopagem terminou nesta quinta-feira (08.03), no Rio de Janeiro, com uma atividade que resumiu o objetivo do evento. Por algumas horas, os participantes (advogados, juristas e membros executivos de organizações nacionais antidopagem) dividiram-se em grupos para análises de casos práticos de resultados analíticos adversos. O debate e troca de experiências entre os envolvidos para que aumentem cada vez mais a cooperação entre os países da América Latina era um dos principais motivos para a realização do seminário.

Organizado pela Agência Mundial Antidopagem (WADA, na sigla em inglês) e realizado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), o seminário contou com mais de 50 participantes, de 11 países. O foco central era promover o aumento do espírito de cooperação entre países e padronização internacional na gestão de resultados em controle antidopagem.

No último dia do seminário, advogados, juristas e membros executivos de organizações nacionais antidopagem dividiram-se em grupos para análises de casos práticos de resultados analíticos adversos. Foto: Thiago Rizerio

Durante a atividade, houve divergência na resolução das situações apresentadas, principalmente nos períodos e necessidade ou não de sanções aos esportistas citados nos exemplo. "Achei bom (que houvesse divergências de opinião) porque o importante é o debate. É bom ver as diferentes interpretações nos artigos do Código Mundial. Mas quem esteve aqui notou que, mesmo com interpretações diferentes, acabávamos por chegar na mesma conclusão. E isso tem muito valor. As pessoas apreciaram os casos usando os fundamentos adequados para a resolução", opinou Maria José Pesce, diretora regional da América Latina da WADA.

Esta foi apenas uma das atividades nos dois dias e meio do Seminário Legal. Desde a terça-feira (06.08), os inscritos participaram de painéis, debates e conheceram casos e suas respectivas soluções de acordo com o Código Mundial Antidopagem.

As atividades foram todas orientadas por membros da WADA, já que além da diretora regional Maria José Pesce, a entidade ainda enviou o gerente sênior Emiliano Simonelli e a gerente de assuntos legais, Tharinda Puth.

O secretário da ABCD, o professor Luiz Celso Giacomini, mostrou-se animado com a realização do evento internacional no Brasil. Ao encerrar as atividades do Seminário, Giacomini ressaltou a qualidade das discussões e da importância das pessoas presentes. 

"Estamos honrados com a presença de todos. Vocês deram uma contribuição valiosa nesta troca de conhecimento. Digo que hoje o controle de dopagem no Brasil está em um ótimo patamar e a presença de vocês com certeza acrescentou por aqui", afirmou o secretário.

A visão de Maria José Pesce corroborou a de Giacomini. "Foi uma troca de conhecimento muito produtiva entre os membros dos países. Também foi uma ótima oportunidade para a WADA para trocar opiniões e enfoques nesse processo de cumprimento do código. Foi uma chance boa de falar em acordos para a política de trabalho, as estratégias, e formar um grupo forte de advogados na região da América Latina", encerrou Pesce.

Thiago Rizerio - Ascom - Ministério do Esporte
 

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6900
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.