Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

ABCD faz ação educativa durante o maior evento de jiu-jitsu da América Latina

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) realizou neste sábado (29.09), no Rio de Janeiro, trabalho educativo sobre combate ao doping durante o Gracie Pro, o maior evento de jiu-jitsu da América Latina. que reúne cerca de dois mil atletas no ginásio do Maracanãzinho. Duas servidoras do Ministério do Esporte fizeram um corpo a corpo com os competidores e, com a distribuição de panfletos explicativos da ABCD, trataram da importância do jogo limpo.

Foto: Rafael Brais/MEFoto: Rafael Brais/ME

A iniciativa faz parte de uma série de ações adotadas pelo ABCD para fortalecer o combate ao doping, ajudar na conscientização sobre o tema e educar atletas, dirigentes e todos os envolvidos direta ou indiretamente na prevenção do uso de substância proibidas. Neste domingo (30.09), a ABCD terá um estande no Parque Aquático Maria Lenk para uma ação com atletas que estão em aclimatação para os Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, que têm início no dia 6 de outubro.

O folder entregue aos atletas neste sábado traz orientações sobre diversos assuntos relevantes ao combate ao doping, como o passo a passo do controle de dopagem, as violações às regras do Código Mundial Antidopagem, o endereço para acessar a lista de substâncias proibidas e a Autorização para Uso Terapêutico (AUT).

A secretária da ABCD, Denise Cunha, destaca a aproximação com novas modalidades, como o jiu-jitsu, e a importância do trabalho educativo sobre o jogo limpo e o controle de doping. “Apesar de não ser olímpica, a modalidade tem muito representatividade no país. Essa iniciativa, portanto, é muito importante”, explicou.

A coordenadora de Operações da ABCD, Maria Fernanda Carraca Frias, explicou que o trabalho educativo durante o Gracie Pro teve o objetivo principal de divulgar a prevenção e o combate ao doping. “É importante que os atletas conheçam as regras, as violações, quais são seus deveres e direitos. E, para isso, distribuímos panfletos da campanha de ativação do Ministério do Esporte”, disse, explicando que o jiu-jitsu tem a possibilidade de ser uma modalidade testada em breve.

“A maior parte desses atletas está participando pela primeira vez de um trabalho de educação como esse. Alguns ainda ficam surpresos com o tema”, afirmou Maria Fernanda.

Os atletas aprovaram a ação. Para Josenilton Reis dos Santos, o trabalho educativo vai ajudar que todos os atletas participem dos torneios em condições de igualdade. “É válido até para
ninguém ser desleal com ninguém. Show essa ação”, disse. Alan Gomes Farias concordou com o colega lutador. “Uma conscientização muito importante”, comentou.

Trilhando o caminho na modalidade, o faixa branca Thiago Guerra chamou a atenção para outros males ocasionados pelo uso de doping. “Algumas substâncias também prejudicam a saúde. Acho certo essa campanha educativa”, opinou.

A lutadora Naiane Tavares Duarte classificou como interessante a iniciativa de tratar de dopagem no Gracie Pro. Para ela, esse tipo de alerta só contribui para tornar o esporte mais justo. “O atleta se prepara, faz um esforço de anos e corre o risco de entrar em competições com quem usa substância proibida. Então, essa campanha contribui para o jogo limpo e para a educação dos praticantes”, destacou.

Para Marília Alves, os ideiais difundidos pelo jiu-jitsu vão contra a qualquer tipo de trapaça ou vantagem indevida. “A gente traz na luta a ética, a responsabilidade, o respeito. Jiu-jitsu quer dizer 'arte suave' e entendemos em que é preciso prevalecer a técnica, o melhor preparo. Essas coisas de fora (substância proibidas) não fazem parte da nossa modalidade e do esporte”, comentou.

Foto: Rafael Brais/MEFoto: Rafael Brais/ME

Rafael Brais - Ministério do Esporte
 

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6900
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.