Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

ABCD participa, em Brasília, da 14ª edição da Corrida para a Paz e leva mensagem do Jogo Limpo aos atletas

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem - ABCD participou, no último domingo (10.03), a convite do Diretor do Departamento de Desporto Militar, General Jorge Antônio Smicelato, da 14ª edição da Corrida para a Paz. O evento é realizado pelo Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM) e ocorre simultaneamente em diversos locais do planeta e este ano foi organizado, no Brasil, pela Força Aérea Brasileira.

 

Coordenadora de educação da ABCD, Cristiane Vera de Araújo conversa com participantes da 14ª Corrida para a Paz sobre assuntos relativos ao combate à dopagem no esporte. Foto: ABCD

A 14º Corrida para a Paz contou com provas em Brasília e no Rio de Janeiro. Na capital, o evento, que não possui caráter competitivo, foi realizado no Eixão Sul e teve a participação de cerca de 6 mil pessoas, entre civis e militares.

A ABCD contou com um espaço na tenda do Ministério da Defesa e, com isso pôde levar mais uma vez aos participantes e ao público em geral informações sobre a importância do controle de dopagem e da consciência do jogo limpo no esporte.

Mascote da ABCD, o ABCDog fez sucesso entre os atletas da 14ª Corrida para a Paz. Foto: ABCD

“Para nós, eventos como a Corrida para a Paz são importantíssimos”, ressaltou a coordenadora de educação da ABCD, Cristiane Vera de Araújo. “Uma prova como essa atinge um público variado de atletas, desde os amadores até aqueles que treinam para disputar corridas regularmente. Tivemos a oportunidade de conversar com pessoas de todas as idades e isso nos ajuda muito a ampliar a divulgação sobre a importância do combate à dopagem no esporte. Gostaríamos de agradecer muito às Forças Armadas pela oportunidade de estarmos presentes em mais uma edição da Corrida para a Paz”, prosseguiu Cristiane Araújo.

Na ocasião, a ABCD apresentou os kits utilizados no controle de dopagem e, além de dar explicações sobre o tema, distribuiu materiais educativos, como folders sobre os riscos à saúde e o efeito das drogas no organismo, folhetos sobre a Autorização de Uso Terapêutico (AUT), guias de bolso do atleta e panfletos com palavras cruzadas com o tema #JogoLimpo. Quem também esteve presente foi o ABCDog, o simpático mascote da ABCD.

As sargentos do Exército Renata e Angélica, atletas do vôlei, e o sargento da Marinha Cesar Castro, atleta olímpico dos saltos ornamentais, acompanharam as apresentações da ABCD.

Brasiliense, Cesar Castro elogiou a iniciativa da ABCD, pois, como atleta de alto rendimento, ele entende bem a importância do jogo limpo no esporte. Cesar representou o Brasil em quatro edições das Olimpíadas: Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016, tendo sido finalista em duas ocasiões, em Atenas e no Rio de Janeiro.

"Gostei muito, primeiro de ver o stand lá com todas essas informações. Normalmente, eu só vejo esse trabalho nas Olimpíadas, no Pan, nos Mundiais, mas isso é mais feito pela Wada. Acho importante esse tipo de ação no Brasil, porque o mais importante é informar os atletas. A evolução do doping é muito mais rápida do que a informação que chega aos atletas. E, às vezes, quando chega é tarde demais. A Cristiane, da ABCD, respondeu tudo o que eu perguntei e achei muito importante. Esse tipo de ação da ABCD é fundamental para educar, informar e previnir", afirmou Cesar Castro.

Luiz Roberto Magalhães - Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania

 

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6900
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2019 ABCD. Todos os direitos reservados.