Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

Para a Agência Mundial Antidopagem, Brasil é potência em ações de prevenção e educação

Foto: Monique Damasio - Ministério da Cidadania

O secretário Especial do Esporte, Décio Brasil, e a secretária nacional da Autoridade Brasileira do Controle de Dopagem, Luísa Parente, receberam, nesta quarta-feira (09.10), a diretora do escritório latino-americano da Agência Mundial Antidopagem (WADA, na sigla em inglês), Maria José Cutri, para apresentar as ações desenvolvidas pela ABCD.

Décio Brasil destacou a relevância da visita como forma de trocar conhecimento e experiências. Além disso, o secretário sinalizou a possibilidade de o país ser sede do Seminário Legal Antidopagem Latino-Americano, em 2021. “Estamos ampliando o trabalho da ABCD e os resultados já estão aparecendo. Ter um evento-referência sediado no Brasil é mais uma forma de fortalecermos nossas políticas públicas antidopagem”, falou Décio Brasil.

A secretária Luísa Parente enfatizou o trabalho voltado a ações de prevenção e educação antidopagem, como cursos, palestras e materiais educativos para atletas. “Queremos educar nossos atletas e futuros atletas. Estamos trabalhando na tradução para a língua portuguesa de manuais e cursos on-line disponibilizados na plataforma mundial para que atletas tenham conhecimento antidopagem e para que possamos aproximar o Brasil do programa mundial”, explicou. Para ela, o encontro foi excelente por saber da referência do Brasil diante dos países latino-americanos, além de proporcionar novas ideias e parcerias para ações antidopagem.

Durante todo o dia a diretora da WADA conheceu os espaços da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e conversou com a equipe que atua na ABCD. Maria José parabenizou o trabalho realizado no Brasil e destacou a campanha Jogo Limpo - que vem sendo aplicada pela ABCD - como exemplar. “O Brasil é um país-potência e referência para a Agência Mundial Antidopagem, não só na América Latina, mas no mundo todo”, afirmou. Maria José salientou que a Agência Mundial quer ajudar a equipe brasileira antidopagem e cooperar com ela, ao destacar a importância desses encontros para que o trabalho desenvolvido seja aprimorado.

Jéssica Barz – Ministério da Cidadania

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6900
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2019 ABCD. Todos os direitos reservados.