Notícias
Você está na seção de Notícias da Central de Mídia. Aqui você encontra notícias e reportagens sobre a antidopagem no esporte e sobre as ações da ABCD

Projeto piloto da ABCD leva o tema jogo limpo à colégio de ensino fundamental em Brasília

 

Os estudantes do Colégio Saber, em Taguatinga, cidade distante cerca de 25 quilômetros de Brasília, viverão uma experiência diferente nesta sexta-feira (11.08). Os alunos do Ensino Fundamental II (11 a 15 anos) poderão aprender um pouco mais sobre a importância do jogo limpo no esporte em uma ação inédita promovida pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

Um dos pilares fundamentais no combate à dopagem no esporte é a educação. Assim, a ABCD promoveu, no fim de junho deste ano, no auditório do Ministério do Esporte, em Brasília, o 1º Encontro de Faculdades de Educação Física do Brasil, que reuniu mais de 200 pessoas, entre elas atletas, representantes de faculdades, confederações e Conselhos Regionais de Educação Física (CREF). O objetivo é que a grade curricular dos cursos de educação física no país passe a adotar o tema dopagem no esporte, de modo que os profissionais formados já saiam das instituições de ensino preparados para atuar no combate ao uso de substâncias ou métodos ilegais.

Mas a proposta da ABCD vai além. Em última instância, o objetivo é conscientizar crianças e jovens, de modo que o alcance dos valores do jogo limpo no Brasil seja o mais amplo possível. Assim, o evento esta sexta-feira é considerado estratégico.

“Uma das orientações da WADA (Agência Mundial Antidoping, na sigla em inglês) é para que as NADOS (as organizações nacionais antidoping, na sigla em inglês, no caso do Brasil a ABCD) trabalhem para que os currículos escolares possam incluir o tema jogo limpo em suas grades”, explica o diretor do Departamento de Informação e Educação da ABCD, professor Luiz Celso Giacomini.

“Esse projeto com o Colégio Saber é um piloto realizado em Brasília para verificar a aceitação e a disponibilidade das escolas sobre esse tema. Trata-se de um projeto que a ABCD pretende alastrar em 2018. Queremos, no ano que vem, ter pelo menos uma escola em cada estado brasileiro participando para que haja um processo de sensibilização de forma gradativa e permanente contribuindo assim para a luta contra o uso de substâncias e métodos nocivos à saúde das crianças, jovens e adultos brasileiros”, prossegue o professor.

Na ação da ABCD no Colégio Saber, os alunos poderão interagir com o ABCDog, o mascote da ABCD, que abrirá as Olimpíadas internas da instituição, disputada por cerca e 100 alunos do Ensino Fundamental II.

Além disso, durante os períodos da manhã e tarde, a equipe da ABCD estará à disposição dos atletas no stand que será montado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem na escola. No local, os estudantes terão noções sobre o combate à dopagem, poderão ver de perto os kits usados nos exames antidopagem e ainda receberão brindes.

O diretor do Colégio Saber, Wellington Moisés de Oliveira, classifica como importantíssima a iniciativa da ABCD e adianta os planos que a instituição tem para 2018.

“Acho de extrema importância debater o assunto entre os estudantes. Essa prática (dopagem) está mais perto da gente do que imaginamos e ela não existe só no esporte de alto rendimento”, destaca o diretor. “Essa prática existe nas academias ou então chega aos jovens por influência de amigos e até de parentes. Assim, essa iniciativa é extremamente relevante”, prossegue Wellington.

Para o diretor, a parceria da ABCD deve ir além de ações pontuais como essa nas Olimpíadas da escola. “Como nós só temos praticamente um semestre este ano não dá mais tempo de incluir esse tema nas aulas. Mas, para o ano que vem, vamos fazer um projeto para que a dopagem possa ser incluída como projeto transversal, ou seja, para que possa ser discutida com os alunos nas aulas de biologia, de química, de educação física e também em uma matéria especial que temos chamada direito, ética e cidadania”, encerra.

Luiz Roberto Magalhães – Ministério do Esporte
 

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6900
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2019 ABCD. Todos os direitos reservados.