Projeto piloto da ABCD leva o tema jogo limpo à colégio de ensino fundamental em Brasília

 

Os estudantes do Colégio Saber, em Taguatinga, cidade distante cerca de 25 quilômetros de Brasília, viverão uma experiência diferente nesta sexta-feira (11.08). Os alunos do Ensino Fundamental II (11 a 15 anos) poderão aprender um pouco mais sobre a importância do jogo limpo no esporte em uma ação inédita promovida pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

Um dos pilares fundamentais no combate à dopagem no esporte é a educação. Assim, a ABCD promoveu, no fim de junho deste ano, no auditório do Ministério do Esporte, em Brasília, o 1º Encontro de Faculdades de Educação Física do Brasil, que reuniu mais de 200 pessoas, entre elas atletas, representantes de faculdades, confederações e Conselhos Regionais de Educação Física (CREF). O objetivo é que a grade curricular dos cursos de educação física no país passe a adotar o tema dopagem no esporte, de modo que os profissionais formados já saiam das instituições de ensino preparados para atuar no combate ao uso de substâncias ou métodos ilegais.

Mas a proposta da ABCD vai além. Em última instância, o objetivo é conscientizar crianças e jovens, de modo que o alcance dos valores do jogo limpo no Brasil seja o mais amplo possível. Assim, o evento esta sexta-feira é considerado estratégico.

“Uma das orientações da WADA (Agência Mundial Antidoping, na sigla em inglês) é para que as NADOS (as organizações nacionais antidoping, na sigla em inglês, no caso do Brasil a ABCD) trabalhem para que os currículos escolares possam incluir o tema jogo limpo em suas grades”, explica o diretor do Departamento de Informação e Educação da ABCD, professor Luiz Celso Giacomini.

“Esse projeto com o Colégio Saber é um piloto realizado em Brasília para verificar a aceitação e a disponibilidade das escolas sobre esse tema. Trata-se de um projeto que a ABCD pretende alastrar em 2018. Queremos, no ano que vem, ter pelo menos uma escola em cada estado brasileiro participando para que haja um processo de sensibilização de forma gradativa e permanente contribuindo assim para a luta contra o uso de substâncias e métodos nocivos à saúde das crianças, jovens e adultos brasileiros”, prossegue o professor.

Na ação da ABCD no Colégio Saber, os alunos poderão interagir com o ABCDog, o mascote da ABCD, que abrirá as Olimpíadas internas da instituição, disputada por cerca e 100 alunos do Ensino Fundamental II.

Além disso, durante os períodos da manhã e tarde, a equipe da ABCD estará à disposição dos atletas no stand que será montado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem na escola. No local, os estudantes terão noções sobre o combate à dopagem, poderão ver de perto os kits usados nos exames antidopagem e ainda receberão brindes.

O diretor do Colégio Saber, Wellington Moisés de Oliveira, classifica como importantíssima a iniciativa da ABCD e adianta os planos que a instituição tem para 2018.

“Acho de extrema importância debater o assunto entre os estudantes. Essa prática (dopagem) está mais perto da gente do que imaginamos e ela não existe só no esporte de alto rendimento”, destaca o diretor. “Essa prática existe nas academias ou então chega aos jovens por influência de amigos e até de parentes. Assim, essa iniciativa é extremamente relevante”, prossegue Wellington.

Para o diretor, a parceria da ABCD deve ir além de ações pontuais como essa nas Olimpíadas da escola. “Como nós só temos praticamente um semestre este ano não dá mais tempo de incluir esse tema nas aulas. Mas, para o ano que vem, vamos fazer um projeto para que a dopagem possa ser incluída como projeto transversal, ou seja, para que possa ser discutida com os alunos nas aulas de biologia, de química, de educação física e também em uma matéria especial que temos chamada direito, ética e cidadania”, encerra.

Luiz Roberto Magalhães – Ministério do Esporte
 

ABCD participa de Fórum do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo

O secretário nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Rogério Sampaio, e o diretor de operações da ABCD, Alexandre Velly Nunes, participam, nesta sexta-feira (30.06), em São Paulo, do fórum Uso Não Ético e Ilegal de Medicamentos no Esporte. O evento é promovido pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). Alexandre Nunes será um dos palestrantes e durante o evento, além de apresentar as ações da ABCD em prol do jogo limpo no Brasil, ele falará sobre os meios de detecção do hormônio do crescimento e sobre o programa do passaporte biológico, que está em processo de implantação na ABCD.

“Nós já estivemos em outro evento do CREMESP em maio e agora voltamos para participar deste fórum”, lembra Alexandre Nunes. “Essa relação com a comunidade médica é muito importante. A ABCD tem procurado estreitar as relações tanto com a comunidade acadêmica quando com a comunidade médica. Temos procurado mostrar aos médicos como se dá o controle de dopagem no país e também orientá-los, já que muitos não têm essa formação, a não ser aqueles da medicina esportiva. Queremos mostrar o trabalho da ABCD, pois entendemos que a comunidade médica precisa estar atualizada neste tema, não só para apoiar na difusão do jogo limpo, mas, principalmente, para cuidar da saúde de nossos atletas”, prossegue o dirigente da ABCD.

Nesta quarta-feira (28.06), a ABCD organizou, em Brasília, o 1º Encontro das Faculdades de Educação Física do Brasil, que reuniu diretores de mais de 100 instituições de ensino superior. Para Rogério Sampaio, a semana foi bastante produtiva e a ABCD tem muito o que comemorar.

“Nós temos procurado fazer o nosso trabalho sempre interagindo muito com outras entidades”, reforça o secretário. “A gente acredita que o trabalho de consolidar o controle de dopagem no país e de implantar o jogo limpo no nosso esporte é capitaneado pelo ABCD, mas depende da força de todos para que se torne uma realidade do nosso esporte e de nossa sociedade. Então, ficamos felizes que como conseqüência de um trabalho muito grande de todos os funcionários, nós tenhamos tido tanto sucesso nesta semana. Esperamos que as próximas semanas sejam tão produtivas quanto esta”, comemora Rogério Sampaio.

Serviço
Fórum Uso Não Ético e Ilegal de Medicamentos no Esporte
Data: 30 de junho de 2017
Horário: 9h
Local: Auditório do Hospital 9 de Julho
            Rua Peixoto Gomide, 545 – Mezanino, Jardim Paulista – São Paulo/SP

Luiz Roberto Magalhães – Ministério do Esporte
 

ABCD promove o 1º Encontro das Faculdades de Educação Física do Brasil

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) promoverá, no dia 28 de junho de 2017, no auditório do Ministério do Esporte, em Brasília, o 1º Encontro das Faculdades de Educação Física do Brasil – 2017. O evento tem como objetivo estabelecer a política nacional de informação, educação e prevenção à dopagem no esporte brasileiro, além de incentivar e promover o contínuo desenvolvimento de futuros profissionais de educação física.

As inscrições seguem abertas até que o limite de 200 vagas seja atingido. Até o momento, 160 participantes já se inscreveram. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelos telefones (61) 3429-6817 / 6900.

A programação inclui debates sobre proposta de inclusão do tema antidopagem na grade curricular dos cursos de educação física; explicações sobre a campanha #JOGOLIMPO, da ABCD; e a posse do Comitê Científico e do Comitê de Extensão. Durante o encontro haverá, ainda, apresentação das ações dos respectivos comitês, dentre elas o lançamento do Prêmio de Pesquisa e de Extensão Antidopagem. A ABCD, vinculada ao Ministério do Esporte, é uma entidade signatária do Código Mundial Antidopagem e responsável por coordenar nacionalmente o combate à dopagem.

“As faculdades de educação física do Brasil poderão se tornar, pela adesão ao programa, as grandes propulsoras da conscientização antidopagem no país”, frisa o secretário nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, Rogério Sampaio. 

Ascom - Ministério do Esporte

 

1º Encontro das Faculdades de Educação Física promovido pela ABCD já tem mais de 160 participantes confirmados

Diretora do Escritório Regional da América Latina da Agência Mundial Antidopagem (WADA), Maria José Pesce será uma das palestrantes durante o encontro promovido pela ABCD. Foto: Governo do PeruNo próximo dia 28, no auditório do Ministério do Esporte, em Brasília, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) promoverá o 1º Encontro de Faculdades de Educação Física do Brasil 2017. Com inscrições encerradas, o evento já conta com 163 participantes confirmados de todo o país, mas a expectativa é de que 200 pessoas participem do encontro, que reunirá, além de diretores de faculdades de educação física, representantes do Comitê Olímpico do Brasil (COB), do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), além de confederações que possuem acordo de cooperação com o ABCD e representantes de Conselhos Regionais de Educação Física (CREF) de 15 estados.

O principal objetivo do evento, que terá entre seus palestrantes, além do secretário nacional da ABCD Rogério Sampaio, a diretora do Escritório Regional da América Latina da Agência Mundial Antidopagem (WADA), Maria José Pesce Cutri, é debater a importância do papel da prevenção na luta contra a dopagem no esporte e estimular as faculdades de educação física a inserirem a matéria em suas grades de ensino.

“A organização desse encontro é fruto de seis meses de trabalho por parte da equipe da ABCD” ressalta o secretário Rogério Sampaio. “Tenho certeza de que esse evento trará benefícios para o contexto atual de informação e prevenção do conteúdo antidopagem no país”, prossegue.

Rogério lembra que a iniciativa da ABCD junto às faculdades de educação física é fruto de um projeto da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem de repercussão internacional. “As ações da ABCD nesse sentido repercutiram internacionalmente na medida em que a ABCD elaborou e apresentou junto a Unesco um projeto semelhante ao que vamos debater no encontro da próxima semana. Esse projeto chegou ao conhecimento da Universidade Paris Nanterre (Université Paris Nanterre), que adotou a disciplina antidopagem em seu currículo e o lançou no início deste mês em Paris”, comemora Rogério Sampaio.

Para estimular a comunidade acadêmica a se engajar na luta antidopagem no Brasil, os participantes do 1º Encontro de Faculdades de Educação Física serão encorajados a criarem projetos voltados ao combate ao doping. Durante o encontro em Brasília, serão empossados dois comitês, um científico e outro de extensão, que serão responsáveis por avaliar esses projetos. “Os dois principais projetos avaliados pelos comitês serão enviados pela ABCD para a Unesco e concorrerão, no ano que vem, a um prêmio de 20 mil dólares que serão usados para que o projeto vencedor possa ser implantado”, adianta Rogério.

Palestras

A programação do 1º Encontro de Faculdades de Educação Física terá, além da abertura do ministro do Esporte, Leonardo Picciani, e das palestras de Rogério Sampaio e Maria José Pesce Cutri, palestras com o professor Pablo Juan Grecco e com o professor Fernando Vitor Lima, ambos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e com o professor Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF). Haverá ainda um painel com atletas olímpicos, paralímpicos e ex-atletas e encerramento ficará a cargo do diretor do Departamento de Informação e Educação da ABCD, professor Luiz Celso Giacomini.

“O significado desse evento em termos de disseminação da ideia do controle de dopagem no país se reveste de uma importância capital para a ABCD”, afirma o professor Luiz Celso Giacomini. “Esse conteúdo, uma vez sendo absorvido pelas comunidades e disseminado pelos meios acadêmicos, trará uma contribuição fantástica para a conscientização dos futuros profissionais de educação física no sentido de promover a informação, a educação e a prevenção antidopagem nos segmentos em que eles irão trabalhar no futuro: escolas, clubes e academias”, encerra o diretor da ABCD.

Serviço
1º Encontro das Faculdades de Educação Física do Brasil 2017
Data: 28 de junho
Horário: Credenciamento às 8h30, abertura oficial às 9h e encerramento às 16h30
Local: Auditório do Ministério do Esporte – Condomínio Financial Center – Brasília
Setor de Indústrias Gráficas – SIG Qd. 04, Lote 83, Bloco C – Térreo
 

Luiz Roberto Magalhães - Ministério do Esporte

 

16ª JORNADA ABCD DE FORMAÇÃO PARA BCO

ABCD CONVIDA

 

16ª JORNADA ABCD DE FORMAÇÃO PARA A LUTA

CONTRA A DOPAGEM NO ESPORTE

Oficial de Coleta de sangue - BCO

 

 A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem - ABCD convida para 16ª Jornada ABCD de Formação para a Luta Contra a Dopagem no Esporte - Agentes de Controle de Dopagem – Oficial de Coleta de Sangue - BCO, a ser realizada em Lauro de Freitas/BA , nos dias 25 a 27 de novembro  de 2016.

 

A 16ª Jornada ABCD, ministrará curso teórico e prático (simulação) de Coleta de Sangue. Todo o conteúdo do treinamento será baseado nos Padrões Internacionais de Testes e Investigações estabelecidos pela Agência Mundial Antidopagem – WADA-AMA.

No dia 25/11/2016 acontecerá à etapa teórica, e nos dias 26 e 27/11/2016 realizaremos a etapa prática definida em norma pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem - ABCD, em conformidade com o Código Mundial Antidopagem válido a partir de 1º de janeiro de 2015.

Ao final do processo de Certificação, os Agentes de Controle de Dopagem poderão atuar em missões delegadas pela ABCD, “Em-Competição” e “Fora-de-Competição”, e serão remunerados de acordo com o serviço prestado.

INSCRIÇÕES

As inscrições para a 16ª Jornada ABCD de Formação Para a Luta Contra a Dopagem no Esporte – BCO, poderão ser feitas no período de 11 a 16 de novembro de 2016, mediante preenchimento do formulário anexo  para download, que encontra-se disponível no Site da ABCD -  WWW.abcd.gov.br e que deverá ser enviadoEXCLUSIVAMENTEpara o e-mail BCO – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , junto com currículo resumido (até duas páginas – fonte calibri/corpo 11).

REQUISITOS

A 16ª Jornada ABCD de Formação Para a Luta Contra a Dopagem no Esporte – BCO, disponibilizará 06 vagas e destina-se a profissionais habilitados para a coleta de sangue (FLEBOTOMISTAS). As vagas serão preenchidas por ordem de chegada das incrições no e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Serão valorizados outros conhecimentos e/ou experiências tais como vivência profissional no Esporte, especializações em Medicina Esportiva, conhecimento de outros idiomas.

SELEÇÃO

Na primeira etapa da seleção serão analisados os currículos e demais informações. Nesta fase serão avaliados eventuais conflitos de interesse e familiaridade com o Esporte. Os selecionados pela ABCD receberão um e-mail confirmando a inscrição e seleção.

Os selecionados serão avisados até o dia 18 de novembro de 2016. Desses, 06 participarão da 16ª Jornada ABCD de Formação Para a Luta Contra a Dopagem no Esporte – BCO e os demais comporão um banco de interessados para as próximas Jornadas ABCD.

LOCAL DE REALIZAÇÃO

Data - 25 a 27/11/2016 – Lauro de Freitas/BA

Horário - 25/11/2016 das 9h às 18h

                  26 e 27/11/2016 - A definir de acordo com horário da competição

Local - Rua Amarilio Thiago dos Santos S/N – B. Praia Ipitanga – Lauro de Freitas /BA

              Centro Panamericano de Judô

 

NOTA

Cada participante é responsável por suas despesas de transporte aéreo e terrestre, hospedagem e alimentação. 

 

Sub-categorias

Controle de Dopagem

O Controle de Dopagem é a parte essencial do programa de Antidopagem para promover e proteger o Esporte.

Passo a passo

• Seleção dos Atletas
• Notificação dos Atletas
• Coleta de Amostras
• Análise das Amostras
• Gestão de Resultados

Para mais informações
Clique aqui!

Assita ao vídeo da WADA

 

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.