Sistema de Localização

O Padrão Internacional para Testes e Investigações da AMA estabelece que cada Organização Antidopagem (Organização Nacional Antidopagem ou Federação Internacional) deve criar um Grupo Alvo de Testes, isto é, um conjunto restrito de Atletas, prioritários no seu plano de testes, em que cada um seja submetido a, no mínimo, três Controles de Dopagem Fora-de-Competição em cada ano.

Um dos objetivos do Controle de Dopagem é estabelecer uma estratégia de dissuasão. Muitos esquemas de dopagem utilizam substâncias e métodos proibidos que são difíceis de detectar apenas no Controle de Dopagem Em-Competição. Por isso, o Controle de Dopagem Fora-de-Competição é uma das estratégias mais importantes para garantir a proteção da saúde dos Atletas e para manter o esporte livre de práticas de dopagem. Para a sua realização, é fundamental, no entanto, que as Organizações Antidopagem consigam localizar os atletas.

Cada Organização Antidopagem deve criar critérios de inclusão de Atletas no seu Grupo Alvo de Testes, fundamentados em uma análise de risco e respeitando o princípio da proporcionalidade, ou seja, testar mais vezes e com maior inteligência aqueles que estão em maior risco de utilizarem substâncias e métodos proibidos.

Grupo Alvo de Testes da ABCD é composto por um conjunto restrito de Atletas. A maioria, beneficiários do ”Atleta Pódio”, que serão submetidos com freqüência a Controles de Dopagem Fora-de-Competição. No entanto, outros Atletas de Alto Rendimento (por exemplo, beneficiários do “Programa Bolsa Atleta” ou do “Plano Brasil Medalhas”), embora não integrem o Grupo Alvo de Testes da ABCD e, por isso, não necessitem de submeter informação de localização via ADAMS, poderão ser submetidos a Controles de Dopagem Fora-de-Competição.

A ABCD – Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem implantou, pela primeira vez no nosso país, o Sistema de Localização do Atleta da ABCD, de acordo com as suas atribuições previstas na Legislação Brasileira, com os princípios definidos no Código Mundial Antidopagem e com os requisitos previstos no Padrão Internacional para Testes e Investigações.

Os atletas notificados pela ABCD para compor seu Grupo Alvo de Testes devem submeter suas informações de localização trimestralmente, via ADAMS. Este sistema tem, entre seus objetivos, otimizar a realização de Controles de Dopagem Fora-de-Competição, sem aviso prévio.

O Sistema ADAMS é um sistema de gerenciamento de dados sobre a Luta Contra a Dopagem no Esporte. Além de permitir o envio da informação no Sistema de Localização dos Atletas, tem outras funções como: gestão de resultados, gestão do Passaporte Biológico do Atleta, registro de Infrações Antidopagem e respectivas sanções e gestão de solicitações de Autorização de Uso Terapêutico.

Qualquer Atleta filiado a uma Confederação Esportiva, mesmo que não esteja em um Grupo Alvo de Testes,  está sujeito a Controles de Dopagem Fora-de-Competição.

Os formulários de localização devem ser preenchidos no início de cada trimestre, via ADAMS, até as 24 horas do dia 20 do mês anterior, usando a senha enviada para o Atleta. Ou seja:

1º Trimestre – Do dia 1 de janeiro a 31 de março (data limite de envio: 24 horas do dia 20 de dezembro);

2º Trimestre – Do dia 1 de abril a 30 de junho (data limite de envio: 24 horas do dia 20 de março);

3º Trimestre – Do dia 1 de julho a 30 de setembro (data limite de envio: 24 horas do dia 20 de junho);

4º Trimestre – Do dia 1 de outubro a 31 de dezembro(data limite de envio: 24 horas do dia 20 de setembro).

Caso tenha alguma dificuldade no ADAMS ou no preenchimento do Formulário de Localização, clique aqui.

Para os Atletas com deficiência visual, a ABCD desenvolveu um Formulário de Localização, com base no modelo cedido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês). Assim, o Atleta que tem o programa de leitura no computador pode ter acesso ao Formulário de Localização adaptado e seu tutorial, clicando aqui.

A ABCD também elaborou um Perguntas e Respostas para ajudar você sobre o Sistema de Localização.

Se, mesmo assim, você tiver dúvidas, consulte a ABCD pelo endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone +55 61 3429-6919.

 

Falha no Sistema de Localização

Um atleta notificado para compor o Grupo Alvo de Testes da ABCD – Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem precisa fornecer informações de localização a cada trimestre, como descrito aqui. Caso ele deixe de preencher essas informações, envie após o prazo, ou preencha os dados incorretamente, a ABCD identifica uma possível Falha no Sistema de Localização.

Quando isto acontece, o atleta é notificado pela ABCD para que apresente sua defesa. Ele tem 14 dias contados a partir da data da notificação para encaminhar uma justificativa. O atleta pode enviar toda informação e documentos que achar necessários para a ABCD.

As informações prestadas pelo atleta são avaliadas por uma comissão, chamada de Comissão de Avaliação, que vai confirmar se o atleta cometeu ou não uma Falha de Localização. Caso a decisão seja de que houve realmente uma Falha, o atleta pode apresentar, ainda, um recurso administrativo em até cinco dias corridos do recebimento da notificação.

 É importante que todo atleta saiba que a ABCD não existe para punir o atleta inocente, mas para proteger aquele que preza    pelo jogo limpo. Por isso, sempre existe a chance de o atleta se defender

 

Fique atento!

 

 

 

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD
Setor de Indústrias Gráficas - SIG, Quadra 04, lote 83
Bloco C, 2º andar, sala 201
Condomínio Capital Financial Center
70610-440 - Brasília DF
Tel: +55 61 3429 6919
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

© 2014 Ministério do Esporte. Todos os direitos reservados.